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Canção do Exílio

A “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, texto-matriz, foi produzida no primeiro momento do Romantismo Brasileiro, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, que se devia ao recente rompimento do Brasil-colônia com Portugal O poeta trata, neste sentido, de demonstrar aversão aos valores portugueses e ressaltar os valores naturais do Brasil

* imagem meramente ilustrativa

Apesar de ser um texto de profunda exaltação à pátria, o poema possui total ausência de adjetivos qualificativos São os advérbios “lá, cá, aqui” que nos localizam geograficamente no poema Formalmente, o poema apresenta redondilhas maiores (sete sílabas em cada verso) e rimas oxítonas (lá, cá sabiá), menos na segunda estrofe

Quando Gonçalves Dias escreveu este poema, cursava Faculdade de Direito em Coimbra, em Julho de 1843 Vivia, desta forma, um exílio físico e geográfico Tradicionalmente, esta é a situação do exílio

Gonçalves Dias não foi o primeiro a falar de exílio Nos textos bíblicos, temos inúmeros relatos referentes a esse assunto Destacamos abaixo uma passagem, cantada elo salmista Davi, que refere-se aos judeus cativos em Babilônia O texto bíblico revela a tristeza e o choro dos judeus, que têm seus instrumentos de música pendurados nos salgueiros, à beira dos rios de Babilônia Quando os opressores lhes pedem que cantem uma canção de sua terra, eles indagam:

“Como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha? ( ) Apegue-se me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria” (Salmos 137:4-6)

A “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias inspirou vários poetas de diversas épocas Casimiro de Abreu, poeta contemporâneo de Dias, Compôs uma “Canção do Exílio” seguindo a mesma temática do texto matriz, apenas acrescentando ao poema uma referência à sua infância, à figura materna e substituiu “palmeiras” por “laranjeiras”

E este mundo não val um só dos beijos

Tão doce de uma mãe!

Dá-me os sítios gentis onde eu brincava

Lá na quadra infantil;

Dá que eu veja uma vez o céu da pátria,

O céu do meu Brasil!

Se eu tenho de morrer na flor dos anos,

Meu Deus! não seja já

Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde,

Não permita Deus que eu morra

Sem que eu volte pra São Paulo

Sem que eu veja a Rua 15

E o progresso de São PauloEste estudo foi importante, pois nos permitiu investigar, ao longo do tempo, as diversas recriaes literrias em torno da mesma temtica e tipologia poemas do texto matriz, A Cano do Exlio de Gonalves Dias.

Eu morro sufocado

Em terra estrangeira

Nossas flores são mais bonitas

Nossas frutas são mais gostosas

Mas custam cem réis a dúzia

Na última estrofe, o poeta propõe uma forma de “abrasileirar” o Brasil, expressa pela vontade de “chupar uma carambola de verdade” (da terra, do Brasil) e de ouvir um sabiá cantar, mas que tenha uma certidão de nascimento que comprove a nacionalidade brasileira

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade

E ouvir um sabiá com certidão de idade!

Já Drummond, poeta da geração de 30, utiliza em sua releitura “Nova Canção do Exílio” a imagem do sabiá e da palmeira para idealizar um lugar indeterminado Sugere um espaço, “onde tudo é belo e fantástico”: o longe, lugar de onde veio Esse afastamento constitui o seu exílio

Ainda um grito de vida e

para onde tudo é belo

a palmeira, o sabiá,

O poema apresenta um jogo de construção com os vocábulos “um sabiá, na palmeira, longe” Nota-se a indeterminação – de qual sabiá? Em que palmeira? Longe onde? No desfecho do poema, o poeta inverte a posição do sabiá/palmeira e, além de determinar “a palmeira, o sabiá”, através do uso do artigo definido, substantiva o advérbio “longe”, reforçando a idéia de exílio: o “longe” é um ser, que existe por si mesmo e não apenas uma referência à distância

Mário Quintana, poeta modernista, em sua releitura “Uma Canção”, não apresenta um exílio geográfico, mas de uma inadaptação da realidade que o envolve: o onde e o agora É através desse questionamento da existência que o poeta nega dois valores fundamentais do texto-mãe: “as palmeiras e o sabiá”, quando afirma que “As aves invisíveis cantam em palmeiras que não há”

Ele se sente como Murilo Mendes, um exilado em sua própria terra:

Mas onde a palavra “onde”?

Terra ingrata, ingrato filho,

Sob os céus de minha terra

Eu canto a Canção do Exílio!

Na música “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, estamos diante de um “eu” que vive um exílio forçado Apesar de reconhecer que os valores de sua terra foram destruídos, esse “eu” insiste em querer voltar, na esperança de que um novo tempo se anuncie:

Vou deitar à sombra de uma palmeira

Colher a flor que já não dá

E algum amor, talvez possa encontrar

As noites que eu não queria

E anunciar o dia

João Paulo Paes, poeta contemporâneo, recria uma “Canção de Exílio Facilitada” que, como o próprio nome diz, trata-se de um poema sintético ao extremo, de modo que só se pode compreender seu sentido levando em conta o poema matriz de Gonçalves Dias

O poeta recupera a idéia de exílio em sua essência, utilizando a mesma rima oxítona da Canção de Exílio de Gonçalves Dias É na oposição dos advérbios e interjeições que se concentra toda a carga significativa e expressiva do exílio: “lá?/ Ah!” (satisfação); “cá? Bah!” (descontentamento)

Em “Outra Canção do Exílio”, Eduardo Alves da Costa, poeta também contemporâneo, percebemos o mesmo sentimento de Mário Quintana: o poeta sente-se exilado em sua terra O poema transpassa uma onda de amargura, já que o poeta faz profunda crítica à situação social brasileira partindo de situações do cotidiano, como o futebol

Minha terra tem Palmeiras

Corinthians e outros times

De copas exuberant

Que ocultam muitos crimes

O poeta também denuncia a poluição como conseqüência do progresso Antes, ele era livre e feliz, cantava nos matagais, pois não havia violência Hoje o matagal é sinônimo de assassinato Por isso o poeta se queixa:

Em cismar, sozinho, ao relento,

sob um céu poluído, sem estrelas,

nenhum prazer encontro eu cá

O poeta chega a constatação de realidade de um país que possui muitas riquezas minerais e humanas, mas que é explorada de forma inadequada por uma situação política opressora Assim, o seu exílio é decorrente pela falta de liberdade existente em seu próprio país; o poeta chega a temer que “lhe fechem os olhos” por ver demais:

Não permita Deus que eu morra

Pelo crime de estar atento;

E possa chegar à velhice

com os cabelos ao vento

de melhor momento

Que eu desfrute os primores

do canto do sabiá;

Onde gorjeie a liberdade

Que não encontro por cá

Não permita Deus que eu tenha

De voltar pra Maceió

Pois no meu jardim tem lagos

Onde canta o curió

E as aves que lá gorjeiam

São tão pobres que dão dó

E depois de ser tratado

Pelo PC, com xodó,

Não permita Deus que eu tenha

De acabar no xilindró

Este estudo foi importante, pois nos permitiu investigar, ao longo do tempo, as diversas recriações literárias em torno da mesma temática e tipologia (poemas) do texto matriz, “A Canção do Exílio” de Gonçalves Dias Percebe-se que cada poeta procura adaptar a releitura ao seu contexto, dando ênfase a um aspecto novo e até assumindo uma postura crítica ao texto original

Não se pode afirmar que um poema foi melhor que o outro, nem que o texto matriz é, por excelência, o melhor por ter sido o primeiro, pois provamos que a idéia de exílio é remota O que não se pode negar é que cada poeta procurou apresentar seu propósito e deixar na sua releitura as marcas de seu contexto social, político, cultural e filosófico

Texto: As Canções do Exílio, Ulisses Infante, p 72-89